segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Criando uma imagem no Thinstation
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
WinLinux Day 2011 em Belém do Pará
Estarei em palestrando dia 25 e 26 de novembro no WinLinux Day, um evento muito parecido com o Interop Day que já realizamos aqui no Rio Grande do Sul onde o foco é falar sobre interoperabilidade entre produtos Microsoft e Open Source.
A iniciativa é pertinente e acredito que teremos um excelente público.
http://www.winlinuxday.com.br
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Como foi LinuxCon 2011–Brasil
Meu objetivo como profissional de TI sempre foi levar aos meus clientes soluções que após análises técnicas seriam as que melhores se encaixariam no cenário dele.
Quando falo em soluções, não foco ideologias e sim na NE-CES-SI-DA-DE do cliente!
No mundo da TI temos produtos pagos, como os S.O da Microsoft e todo seu mix de produtos, Adobe e do lado open source o S.O Linux cujo seu pai é o Linus Torvalds.
Além do Linux temos uma infinidade de outros excelentes produtos todos open source que nem cabe listá-los aqui, pois poderia deixar de fora algum destes magníficos softwares open source.
Mas como todos meu leitores aqui já sabem, sou um apaixonado por interoperabilidade, ou seja, sou tipo do homem que gosta de amar várias mulheres (no mundo real, a minha esposa, minha filha e minha mãe) e na TI, os produtos Microsoft, Adobe, etc.. e claro o Linux e seus derivados.
Pois bem, na semana passada estive no LinuxCon 2011 que aconteceu no Expo Center Norte em São Paulo no dias 17 e 18.
O evento foi fantástico, teve a abertura com perguntas e respostas com Linus Torvalds, John "Maddog" Hall e Dick Hohndel (Intel Open Source).
Falando sobre a perguntas a Linus Torvalds, destaco seu posicionamento quando questionado ao secure boot do Windows 8 que não irá permitir executar Linux, ele se referiu a algo como modismo e passageiro.
É importante lembrar aqui que o UEFI é da Intel e assim ela vai exigir certificados (que estejam no seu BD) para que isso possa ser possível.
Outra palestra em destaque foi a de Sheng Liang (CTO da Citrix systems) que falou do futuro da nuvem aberta, ainda exemplificando alguns cenários de catástrofes e como foram resolvidas.
Por fim foi um excelente evento e recomendo a todos começarem a dar mais atenção a INTEROPERABILIDADE, pois as ferramentas estão aí, basta agora interoperar os profissionais de TI.
sábado, 12 de novembro de 2011
UNIJUI - Ciência da Computação
A convite dos professores coordenadores do curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ Campus de Ijuí e Santa Rosa, estive palestrando no dia 9/11 e 11/11 respectivamente falando sobre Green IT e Interoperabilidade Windows e Linux.
Em Ijuí encontrei a aluna da UNIJUÍ – Maiara que tinha assistido minha palestra no Latinoware em Foz do Iguaçu no mês passado, o que mostra que as mulheres estão tomando conta mesmo.
Já sobre o assunto Interoperabilidade Windows e Linux deixou muitos estupefatos ao saber das ações da Microsoft e também do projetos Open Source.
Semana da Ciência da Computação–URI de Santiago-RS
Na última semana estive participando da semana da Ciência da computação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago.
Já fazem alguns anos que sou convidado a palestrar e sempre é um grande prazer pois a organização da Prof. Luciéli e receptividade são excelentes.
Tive a satisfação de falar do novo Windows 8 e Windows Server 8 Developer Preview (nem beta ainda), mas já pude adiantar alguns recursos bacanas.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Samba e Microsoft
Já faz algum tempo que venho falando em minhas palestras sobre a Interoperabilidade e que o foco maior é o cliente e não a ferramenta.
Eis o que o pessoal do Samba publicou:
Fiz a tradução:
Talvez isso tenha acontecido a você ... Você está cruzando pela estrada em uma roadtrip longo quando uma voz sonolenta das tubulações banco de trás até dizer: "Nós acabamos de passar um sinal, dizendo que houve uma batalha histórica aqui". Você mantém na condução, mas talvez você pense em como essa batalha pode ter mudado a história, e como os dois lados conseguiram resolver suas diferenças e avançaram desde então.
Se você seguir o Samba da lista técnica (e quem não, eu quero dizer realmente), você pode ter notado uma submissão patch que veio em 10 de outubro de 2011. Como muitas vezes acontece, um par de desenvolvedores em uma empresa encontrou uma maneira de melhorar o núcleo do código Samba. Eles têm permissão para enviar os patches sob o seu próprio autor e os termos da GPL, e mandaram os patches dentro
Isso acontece o tempo todo no Samba, e estamos sempre gratos. A única coisa notável, neste caso particular é a empresa para a qual os desenvolvedores trabalham: Microsoft.
Alguns anos atrás, uma submissão patch da Microsoft em codificadores teria sido incrível, a ponto de impensável, mas as batalhas são em sua maioria mais e os tempos mudaram. Nós ainda discordamos em algumas coisas, tais como o papel das patentes de software na prevenção da criação de software inovador, mas a Microsoft está agora na vanguarda dos esforços para construir uma comunidade mais forte e melhorar a interoperabilidade no mundo SMB.
A maioria das pessoas nem percebeu a fonte da contribuição. É assim que agora as coisas têm vindo nos últimos quatro anos.
... Mas alguns de nós viram isso como um marco, e queria fazer um ponto de expressar nosso agradecimento para o patch e as mudanças que temos visto.
Este artigo foi escrito por Chris Hertel - Equipe Samba.
Samba Notes Passing a Milestone
http://samba.org/samba/news/developers/ms-patch.html
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Windows Server 8..... não me agüentei. Meu primeiro post!
Já fazem alguns meses desde o Build da Microsoft falando sobre o novo Windows 8 e Windows Server 8.
Desde lá venho utilizando estes dois S.O e tenho gostado muito do que tenho visto, ou melhor, testado aqui nos meus labs diários, buscando verificar o que mudou, o que melhorou ou ainda o que pode ser melhorado na sua versão final. Falo da sua versão final, mas parece que ela está um pouco longe, conforme a mídia parece que vai ser no segundo semestre de 2012, mas espero que chegue antes disso.
A versão atual a Developer Preview, direcionada para desenvolvedores, principalmente para entenderem como deverão desenvolver para o novo estilo Metro.
Da minha parte fui direto naquilo que me desperta, a parte de infraestrutura, o que sem dúvida muitos ficarão fascinados com os novos recursos.
Para não ficar só no papo, resolvi mostrar como alterar o menu do novo Windows Server 8 para a versão do Windows 7.
1) O novo menu do Windows Server 8
2) Para alterar > acesse run > regedit
3) Localize a chave > Computer\HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer > localize RPEnable > observe que temos o valor 1
4) Altere para o valor 0
5) Faça um logoff > pronto, você já tem o menu clássico do Windows 7.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Interoperabilidade Total–Windows e Linux
Venha participar no dia 9/12 às 19:30 na UNIJUÍ – Campus de Ijuí da Palestra Interoperabilidade Total – Windows e Linux
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Palestra Microsoft na URI de Santiago
Convido a todos a participarem da minha palestra na Semana Acadêmica de Computação da URI de Santiago no dia 8 de novembro às 21h no Campus da URI.
Conferência TechFusion - UNICRUZ 2024
Ontem tive o prazer de participar na Unicruz - Universidade de Cruz Alta da Conferência TechFusion: Explorando o Futuro da Computação, ond...
-
Nessa última semana dois amigos entraram em contato sobre uma situação em que eles tem um servidor com o Windows Server 2019 e estações de ...
-
Hoje recebi um chamado de um cliente que relatva um erro no seu servidor de terminal, falo servidor de terminal pois possuia o Windows Serve...
-
A instalação do serviço DNS no Windows Server 2012 é de extrema importância para sua rede, e podemos afirmar que é uma configuração bem tran...